The English Game – As Origens do Futebol

Série acerta ao mostrar tramas sociais misturadas com o enredo do futebol.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

ASSISTA NO NETFLIX (sujeito a assinatura)

The English Game (2020) é uma minissérie de dramática de cunho histórico que se trata das origens do futebol na Inglaterra no final do século XIX. Criada por Julian Fellowes (Downton Abbey); e estrelada por Edward Holcroft (Kingsman: O Círculo Dourado) e Kevin Guthrie (Animais Fantástico: Os Crimes de Grindewald); a nova produção da NETFLIX traz entretenimento de qualidade tanto para os loucos por futebol quanto para os fãs de séries de época.

The English Game” – NETFLIX

Até a década de 1870, o futebol inglês era dominado pelos times amadores aristocráticos, como os Old Etonians, de Arthur Kinnaird (Edward Holcroft). Além disso, os clubes e os jogadores profissionais eram proibidos pelas regras da Copa da Inglaterra. No entanto, o time de operários da cidade de Darwen contrata clandestinamente Fergus Suter (Kevin Guthrie), um talentoso jogador escocês do Partick. Dessa forma, a supremacia da elite se encontra ameaçada quando um time de operários tem a chance de ganhar a competição pela primeira vez na história. Em função disso, as rivalidades sociais entram em campo e desequilibram o jogo, o que catalisa a evolução do futebol.

Tommy Marshall (Gerard Kearns) e Arthur Kinnaird (Edward Holcroft) “The English Game” – NETFLIX

Com história criativa, tramas de Não Fale com Estranhos parecem confusas mas se encontram no final como um excelente quebra-cabeça.

O futebol é um mecanismo usado pela trama para abordar os conflitos sociais presentes na sociedade inglesa no final do século XIX. Os aristocratas acreditavam que o esporte se tratava de uma propriedade cultural do estilo de vida da elite e não devia ser aberto aos que não fossem do mesmo grupo social. No entanto, as classes populares encontravam no jogo um escapismo das suas duras vidas e celebravam com entusiasmo todas as partidas disputadas pelos seus times. Nesse contexto, a minissérie não deixa de mostrar como os dois grupos se encontravam em circunstâncias muito diferentes. Por um lado, a elite tinha o privilégio de contar com: trabalhos mais leves, mais tempo livre, melhor alimentação e melhor transporte para os jogos. Por outro lado, as classes populares não contavam com nada disso e cada partida se tratava de uma batalha física e mental. Portanto, a proposta de quebrar as regras e contratar um jogador profissional, apesar de ser contra as regras da competição, pode ser considerada um ato resistência e de desafio aos aristocratas.

The English Game” – NETFLIX

Em suma, o invólucro de Locke & Key é de qualidade, mas o seu conteúdo decepciona o público que embarca com grandes expectativas.

Entretanto, a minissérie não trata apenas do esporte e das circunstâncias de cada um dos times. Há várias tramas sociais que não são nem um pouco relacionadas ao futebol, mas às pessoas daquele período e as suas realidades. Temos um aristocrata que percebe pela primeira vez a discrepância entre a sua vida e a vida das classes populares. Temos uma mãe solteira que luta para dar casa e comida para a sua filha em meio aos olhares cheios de julgamento da sociedade. Temos o drama de toda uma comunidade em meio a crises econômicas que afetam os seus meios de subsistência. Em suma, a produção acerta em conseguir abordar múltiplas histórias interessantes e empolgantes em um número limitado de episódios e dividindo espaço com uma trama principal baseada em futebol.

Fergus Suter (Kevin Guthrie) “The English Game” – NETFLIX

No que diz respeito às performances dos protagonistas, elas foram boas. Edward Holcroft convenceu com facilidade na pele de um aristocrata orgulhoso que descobre os problemas das classes populares. Um papel muito mais complexo e humano do que o personagem estereotipado que viveu na franquia Kingsman. Kevin Guthrie é uma surpresa de carisma e presença de tela no papel do (suposto) primeiro jogador de futebol profissional de que se tem notícia na história do jogo. Ele demonstra ser capaz de ir da mais pura comédia para o mais tenso drama em um piscar de olhos e deixa a audiência engajada na sua trajetória e nos seus problemas.

The English Game” – NETFLIX

No que diz respeito aos aspectos técnicos da minissérie, as locações, os cenários, o design de produção, os figurinos, a maquiagem e os penteados foram excepcionais. Há uma real sensação do telespectador se encontrar no subúrbio inglês de outrora e estar cercado por pessoas daquele período. Parabéns aos envolvidos!

The English Game sucede em conquistar o telespectador tanto através da trama futebolística quanto das subtramas sociais de época. Um prato cheio para os devoradores de séries nessa quarentena. Pode conferir!

Publicidade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.