divulgação / Pandora Filmes

O Traidor – Filme da Máfia com um toque carioca

Baseado em fatos reais, filme conta a história do mafioso Tommaso Buscetta que traiu a máfia italiana
5/5

Avaliação: 3.5 de 5.

Mais uma obra baseada na vida real, “O Traidor” do diretor Marco Bellocchio estreou na semana passada em vários cinemas do país e mostra como a situação estava na Itãlia nos anos 80 e como a vida de Tommaso Buscetta virou um inferno quando ele mudou de lado e ajudou a prender os chefes da máfia Cosa Nostra.

assista “O Traidor” nos cinemas

Em vários momentos o filme utiliza da violência gráfica para transmitir ao espectador quem são os caras maus , e isso no início pode impactar um pouco mas o bom é que vai sendo diluído durante as 2h e 30 min de exibição porque você precisa estar preparado para quando a ação começa, e ela começa a acontecer de fato quando Buscetta chega ao Brasil.

Outro ponto que vem a favor da produção é que boa parte da história se passa no Rio de Janeiro, para onde Buscetta fugiu, inclusive temos Maria Fernanda Cândido – mais em alta, impossível – como sua esposa brasileira. E sem querer puxar sardinha para o Brasil mas essa parte faz um bem para o filme, aqui é onde tudo começa a deslanchar.

divulgação / Pandora Filmes

Sem dúvida nenhuma, “O Traidor” se apóia na bela atuação de Pierfrancesco Favino como Buscetta. Ele faz de tudo e mais um pouco para ser o mafioso que se tornou informante. Mas infelizmente ele é o único que está na vibração certa do filme, o resto do elenco incluindo Fernanda Cândido estão um degrau abaixo. Na maior parte do filme não compromete

Talvez o único senão do filme é que ele é bem voltado para quem curte filmes policiais ou filmes com algum cunho histórico. Mas preciso recomendar muito o filme especialmente pelo terço final onde tanta coisa acontece e se você pesquisar o que aconteceu de verdade, antes ou depois de assistir vai bater palmas de pé como eu fiz.

Mesmo sabendo que Buscetta não era a melhor pessoa, é impossível não sentir sua dor durante o filme e tenho impressão que vocês vão acabar concordando com suas ações. Recomendado de pé

divulgação / Pandora FIlmes

No início dos anos 80, uma guerra generalizada eclode entre os chefes da Máfia Siciliana pelo controle do tráfico de heroína. Tommaso Buscetta, um integrante de alto escalão, foge para se esconder no Brasil. Na Itália, os acertos de contas acontecem enquanto Buscetta assiste de longe seus filhos e irmãos sendo assassinados em Palermo, sabendo que poderá ser o próximo. Preso pela polícia brasileira e extraditado para a Itália, Buscetta toma uma decisão que irá mudar os rumos da máfia italiana: ele decide se encontrar com o Juiz Giovanni Falcone e trair o voto eterno que fez à Cosa Nostra.