livro | O Morro dos Ventos Uivantes

Está cansado dos livros de romance convencionais que terminam com o famoso “e viveram felizes para sempre” esse é o livro ideal para você

PUBLICIDADE

Mais sobre o universo dos livros no 

Resenha sobre o melhor livro que já li na vida

+O Morro dos Ventos Uivantes (Ed. comentada)

“O Morro dos ventos uivantes é o nome da propriedade onde o sr. Heathcliff vive, nome da tradição local, só por si revelador da inclemência climática aqui lugar está exposto durante as tempestades. Ar puro evento revigorante é coisa que não falta aqui em vive lá no alto.“

Tem livros que entram na nossa vida de maneira muito repentina e não sabemos explicar o motivo, mas eu diria que li esse grande clássico de Emily Bronte na hora certa para que pudesse fazer uma resenha à altura da obra.

divulgação / Focus Filmes

Se você está cansado dos livros de romance convencionais que terminam com o famoso “e viveram felizes para sempre” esse é o livro ideal para você se apaixonar, se emocionar e também se horrorizar com as coisas que um amor doentio é capaz de proporcionar. Eu particularmente tive uma relação de amor e ódio com essa obra e vocês vão entender o porquê em breve.

+leia também a resenha sobre “O Fantasma da Ópera”

A nossa história é contada pela governanta da família Ellen Dean que possui o apelido de Nelly, na qual ela irá contar ao seu novo patrão (Mr. Lockwood) os acontecimentos de outras famílias que ali viveram antes de Mr. Lockwood chegar à granja Trushcross. E então, é aí que nos debruçaremos sobre o enredo. Nossa história começa quando Mr. Earnshow, um homem rico que tem dois filhos pequenos precisa ir a cidade resolver seus negócios e quando ele retorna a casa, ele traz consigo uma criança de pele escura e de origem cigana que estava abandonada. Acaba dando o nome a ele de Heathcliff, entretanto, sua chegada é motivo de ciúmes por parte do filho Hindley, já a irmã Catherine passa a nutrir um amor por ele muito forte e eles se tornam inseparáveis.

divulgação / ITV Studios

Eles crescem, o pai falece e o irmão que havia saído de casa para estudar volta e começa a atormentar ainda mais a vida de Heathcliff. Em uma das saídas de Heathcliff e Catherine a jovem se machuca e acaba ficando na casa de dois jovens que moram na Granja, enquanto Heathcliff é obrigado a retornar para casa. Quando a menina volta, está diferente e além de ter feito amizade com a família Linton que a acolheu acaba se envolvendo com o jovem Edgar Clinton e acaba achando melhor se casar com ele.

Após esse grande baque Heathcliff foge do morro dos ventos uivantes, sabendo que ficaria sem sua amada. Anos depois Heathcliff retorna para se vingar de todos. A questão que me fez ter conflito de amor e ódio por esse livro é que a maioria das personagens do livro são extremamente egoístas, mimados, egocêntricos e com muito ódio no coração. Todos são muito complexos nas suas peculiaridades, e quando você começa a criar uma empatia por algum, logo ele toma alguma atitude oposta da desejada e você volta a ter raiva da personagem.

+quer saber mais sobre o mundo dos livros, acesse @fofocasliterarias

Porém, acho que o que mais fez com que eu amasse a historia era exatamente pelos personagens não serem aquilo que esperamos de um mocinho e de uma mocinha de um romance normal. O livro aborda como as pessoas são boas e ruins ao mesmo tempo, como são capazes de amar, mas também de tomar atitudes odiosas em nome do “amor” e nos questionar o porquê dos personagens serem tão maus: seria pela infância cruel? A perda de um grande amor? O pai preferir o filho adotivo ao biológico? São muitos questionamentos interessantes a serem discutidos e deixo aqui também a dica de uma das adaptações que assisti da obra e ela ficou muito fiel ao livro, o titulo tem o mesmo nome do livro e é do ano de 2009.

Espero que tenham gostado da minha resenha e se você já leu esse livro ou viu ao filme e quiser falar sobre ele comigo deixa aqui nos comentários ou venha me conhecer também no meu instagram @fofocasliterarias. Essa semana vai ser só sobre O Morro dos ventos uivantes e espero ver todos vocês por lá.

Mais sobre o universo dos livros no