divulgação / AP

Ivory Aquino confirmada em Batgirl como Alysia Yeoh

Depois de meses de especulação, atriz é confirmada como primeiro personagem abertamente trans em filmes da DC Comics.

Foi confirmada nessa segunda que Ivory Aquino foi contratada para o papel de Alysia Yeoh, a melhor amiga e colega de quarto da heroína Batgirl / Barbara Gordon (Leslie Grace).

A personagem de Aquino assim como a atriz são transgêneros, sendo que essa é a primeira vez que um filme em live-action da DC terá uma personagem abertamente trans. Aquino é conhecida pelo trabalho em “Olhos Que Condenam” e “When We Rise”

Yeoh apareceu pela primeira vez nos quadrinhos de Batgirl em 2011 numa edição escrita por Gail Simone e com desenhos de Ardian Syaf.

Enquanto essa é a primeira incursão de um personagem trans no cinema, o universo da DC Comics na televisão teve avanços na inclusão e na representativdade LGBTQ+. “Supergirl” incluiu a primeira super-heroína trans na TV com “Dreamer” interpretada por Nicole Maines e a irmã da personagem principal se assumindo como lésbica. Em “Batwoman” a produção foi atrás de uma atriz lésbica, no caso Ruby Rose na primeira temporada, para assumir a heroína de mesma orientação sexual. Personagens lésbicas também tiveram espaço na série animada “Harley Quinn” e no filme “Aves de Rapina”.

Batgirl é dirigido por Adil El Arbi e Bilall Fallah (“Bad Boys para Sempre”). No elenco também estão JK Simmons (como o comissãrio da políica de Gotham, Jim Gordon), Brendan Fraser (como o vilão do filme ainda não revelado), Michael Keaton (reprisando seu papel como Bruce Wayne/Batman) e Jacob Scipio.

O filme estreia diretamente no HBO Max ainda em data não definida.

assista “Batman” no HBO Max

PUBLICIDADE