"Entre Facas e Segredos" - Media Rights Capital e T-Street/Lionsgate

Entre Facas e Segredos – Um mistério cômico e imprevisível

Numa disputa para ver quem é mais talentoso, detetive e culpado travam um jogo de gato e rato.
5/5

compre aqui seu ingresso

Fala aí galera do Cinefans! Bernardo Felberg de volta às resenhas nesse início de ano! Hoje vamos falar de Entre Facas e Segredos (Knives Out) (2019) e de como o diretor e roteirista Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi) subverteu as expectativas do que se espera de um tradicional filme de mistério. O longa-metragem foi produzido pela Media Rights Capital e pela T-Street. A distribuição ficou a cargo da Lionsgate.

Detetive Tenente Elliot (Lakeith Stanfield), Oficial Wagner (Noah Segan) e Benoit Blacn (Daniel Craig) “Entre Facas e Segredos” – Media Rights Capital e T-Street/Lionsgate

Quando o milionário escritor de romances de mistério Harlan Trombey (Christopher Plummer) morre misteriosamente um dia depois de comemorar o seu aniversário de 85 anos com a sua família, a polícia acredita que a hipótese mais provável é a de suicídio. No entanto, o famoso detetive particular Benoit Blanc (Daniel Craig) suspeita de homicídio e decide investigar mais a fundo todos os que estavam presentes na festa, desde os familiares até os empregados. O grande mistério do filme? Como Harlan Trombey morreu?

+aqui: Com mais perguntas que respostas, segunda temporada de Dark prepara o terreno para a conclusão da série.

O enredo do filme se assemelha muito ao de um livro da famosa escritora de romances policiais Agatha Christie: um grande mistério/assassinato, um grande grupo de suspeitos e um detetive exótico encarregado do caso. Um jogo de gato e rato no qual o talentoso detetive elimina um a um os suspeitos até a verdade se revelar em um confronto final com o assassino.

Marta Cabrera (Ana de Armas) “Entre Facas e Segredos” – Media Rights Capital e T-Street/Lionsgate

CUIDADO AGORA!!! Spoilers

No entanto, o brilhante roteiro de Rian Johnson abandona essa fórmula ao nos apresentar a suposta culpada logo antes de terminada a primeira hora do filme: Marta Cabrera (Ana de Armas), a enfermeira latino-americana de Harlan Trombey . Dessa forma, o jogo muda e ao invés de nos colocarmos do lado de Benoit Blanc na caçada, abraçamos o coitada da empregada que cometeu um erro e foi perdoada pelo chefe, que fez de tudo para salvá-la das consequências.

+também: Quando um anjo e demônio precisam trabalhar juntos para evitar o apocalipse, tudo pode acontecer.

Além disso, conforme a trama vai se desenvolvendo, as mascaras da Família Trombey começam a cair e a hipocrisia, a ganância e o egoísmo levam os personagens a articularem manipulações diabólicas. O título original do filme Knives Out (Facas à Mostra – tradução minha) revela a situação em que Marta Cabrera se encontra depois de ser anunciada como a única herdeira de Harlan Trombey: ela está sozinho e todos os membros da família estão com as facas a mostra, querendo um pedaço dela e da herança.

No fim do filme, Rian Johnson joga com a sua plateia de novo ao revelar que Marta Cabrera é inocente e que Hugh Ransom Drysdale (Chris Evans) é o verdadeiro culpado pela morte de Harlan Trombey. Não há pontas soltas e o filme termina em um belo momento de força da protagonista em que ela demonstra que sobreviveu a todos e que ganhou o jogo.

A Família Trombey e policiais “Entre Facas e Segredos” – Media Rights Capital e T-Street/Lionsgate

Além do incrível roteiro do filme, o elenco também é um dos pontos forte do longa-metragem. Jamie Lee Curtis (True Lies), Michael Shannon (A Forma da Água), Don Johnson (Django Livre), Katherine Langford (13 Reasons Why), Lakeith Stanfield (Corra!) e Toni Collete (O Sexto Sentido) se juntam a Daniel Craig (007 contra Spectre), Chistopher Plummer (Todo o Dinheiro do Mundo), Chris Evans (Vingadores: Ultimato) e Ana de Armas (Blade Runner 2049) para dar vida aos personagens principais desse mistério de uma forma fantástica.

+mais: Depois de ser salva do cancelamento, série mostra amadurecimento no Netflix e mostra o jogo sujo da política americana.

Por um lado, o trio Daniel Craig, Ana de Armas e Chris Evans impressiona em papeis que denotam tanto o drama quanto o humor. Por outro lado, Christopher Plummer faz um bom trabalho em esbanjar o carisma do velho assassinado. De resto, o elenco teve pouco trabalho, mas o conjunto brilhou fortemente.

As qualidade técnicas de fotografia, figurino, ambientação e edição também estão de acordo com o que se espera de um filme desse calibre. Combinados com a direção e roteiro de Rian Johnson é um espetáculo!

Benoit Blanc (Daniel Craig) “Entre Facas e Segredos” – Media Rights Capital e T-Street/Lionsgate

O sucesso do filme é perceptível nas premiações de que participou. Foram três indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme de Comédia/Musical, Melhor Ator em Filme de Comédia/Musical (Daniel Craig) e Melhor Atriz em Filme de Comédia/Musical (Ana de Armas).O elenco fantástico também é um dos pontos mais fortes do filme.

Entre Facas e Segredos é um filme essencial para todos os fãs do gênero policial e de mistério que estejam procurando por algo mais original e divertido! O tom de comédia foi genial e refrescante! Mergulhem e aproveitem!