divulgação / Paris Filmes

Eduardo e Mônica | love story com razão e muito coração

Filme que estreia em circuito nacional tem Gabriel Leone e Alice Braga como protagonistas
5/5

Avaliação: 4 de 5.

Essa semana depois de alguns atrasos está estreando no circuito nacional, “Eduardo e Mônica”, a comédia romântica inspirada nos populares personagens criados por Renato Russo. Com a direção de René Sampaio (Faroeste Caboclo) e com Gabriel Leone e Alice Braga como protagonistas.

E vamos logo de cara falar que filme gostoso de assistir sendo você um fan das músicas de Renato Russo ou não. Talvez o grande mérito seja deixar em primeiro plano, o amor e todas as suas formas.

assista “Eduardo e Mônica” nos cinemas (respeite as regras sanitárias das salas)

O roteiro é bastante criativo em literalmente traduzir a letra da música com algumas liberdades criativas, bem criativas para preencher onde a letra se omite. Pode acontecer de você achar que o filme é um longo vídeoclipe de Eduardo e Mônica.

E para todo bom filme de romance acontecer na tela é preciso ter química entre o casal principal, e realmente funciona com Alice Braga e Gabriel Leone. Várias vezes é fácil identificar os dois como o casal da música. E sem dúvidas, a atuação de Braga é de bater palmas de pé, com um nível que não via há tempos em atuação.

divulgação / Paris Filmes

Não muitos destaques para o elenco de apoio mas uma cena em particular com Braga e Otávio Augusto (Seu Bira – avô de Eduardo) que mostra com clareza necessária, uma parte do grande problema do país nos anos 80 e hoje. E algumas cenas divertidas do Victor Lamoglia (Inácio) valem registro.

Repetindo a mesma fórmula de Faroeste Caboclo, de usar Brasília como parte principal para contar a história foi bem acertada porque consegue fazer as sequências mais agéis e de mais fácil entendimento.

leia a crítica de Bob Cuspe – Nós não gostamos de Gente

A adaptação da famosa canção de Renato Russo é uma história de amor que acompanha o relacionamento de Mônica e Eduardo, que precisam superar as muitas diferenças para viver um grande amor na Brasília dos anos 80.

divulgação / Paris Filmes

Só resta para finalizar esperar para um próximo filme baseado na música do Renato Russo e do Legião Urbana, talvez um não tão longo como Faroeste Caboclo e no embalo dessa delícia chamada Eduardo e Mônica.

O filme marca a reedição da parceria entre o diretor René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes, responsáveis também por “Faroeste Caboclo” (2013), outro grande sucesso da banda brasiliense Legião Urbana, cuja adaptação cinematográfica foi vista por mais de 1,5 milhão de espectadores. Com Alice Braga e Gabriel Leone nos papéis-título, o longa-metragem percorreu renomados festivais internacionais, como os de Miami e Edmonton, onde conquistou em 2020 o prêmio de Melhor Filme.

Esse é a minha maior indicação para você nessa semana, vai na minha que não vai ter arrependimentos. Vão ser uma das duas horas mais legais suas no cinema. Desse ano, com certeza.