PUBLICIDADE
"O Irlandês" - TriBeCa Productions; Sikelia Productions; Winkler Films/NETFLIX

Crítica | O Irlandês – Os Criminosos Companheiros

Trata-se de uma bela história contada de forma magistral e repleta de entretenimento, mas prefiro os filmes mais empolgantes do cineasta
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

assista aqui (Sujeito a assinatura do serviço)

O Irlandês | Trailer final

O Irlandês (2019) é o mais novo filme dirigido pelo lendário Martin Scorcese (O Lobo de Wall Street) em uma parceria com a NETFLIX. Ele é baseado no livro de não-ficção I Heard You Paint Houses: Frank “The Irishman” Sheeran and Closing the Case on Jimmy Hoffa (2004), do investigador e escritor Charles Brandt. Ele foi indicado a 10 prêmios do Óscar 2020: Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Ator Coajuvante (Al Pacino); Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci); Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Design de Produção; Melhor Cinematografia; Melhor Figurino; Melhor Edição de Filme; e Melhores Efeitos Visuais.

Frank “O Irlandês” Sheeran (Robert De Niro) “O Irlandês” – TriBeCa Productions; Sikelia Productions; Winkler Films/NETFLIX

Na década de 1950, o caminhoneiro Frank Sheeran (Robert De Niro) decide começar a relizar serviços para Russel Buffalino (Joe Pesci), o chefe da máfia no nordeste da Pennsylvania. Dessa forma, ele começa a “pintar casas”, o que é um código para matar inimigos na máfia, e ganha o apelido de “O Irlandês”. Ao longo dos anos, Frank Sheeran desenvolve profundas amizades tanto com Russel Buffalino quanto com o líder sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino), que tem ligações com os mafiosos da família. No entanto, o submundo do crime é um lugar perigoso para se fazer amigos e a lealdade é sempre colocada à prova.

+Terror psicológico que excede em todos os níveis possíveis e que merece atenção pela sua qualidade.

A trama do filme foca na amizade entre os três personagens principais e como ela se transforma ao longo do tempo. Por um lado, Russel Buffalino e Jimmy Hoffa são duas figuras de liderança cujos objetivos pessoais volta e meia se complementam ou se contrapõe. Por outro lado, Frank Sheeran é um soldado leal aos dois homens e o responsável por manter a estabilidade das relações. Conforme as circunstâncias que ligam os três mudam, eles são forçados a tomar decisões difíceis que tem consequências terríveis.

Jimmy Hoffa (Al Pacino) “O Irlandês” – TriBeCa Productions; Sikelia Productions; Winkler Films/NETFLIX

A direção de Martin Scorcese é incrível. Ele consegue fazer com que o desenrolar de um filme de 3 horas e 30 minutos seja suave e recheado de entretenimento para o espectador.

+acompanhe aqui todas as críticas dos filmes indicados ao Oscar

As performances de Robert De Niro (Touro Indomável), Al Pacino (O Poderoso Chefão) e Joe Pesci (Os Bons Companheiros) foram impecáveis. Robert De Niro esbanja talento em sua atuação como Frank Sheeran. As sutileza com a qual o conflito interno do personagem é entregue pelo ator é muito boa e não deixa de arrancar a simpatia do público; Al Pacino constantemente rouba a cena no filme com uma atuação intensa e carismática na pele do líder sindicalista Jimmy Hoffa. Ele foi a verdadeira cereja do bolo delicioso que é O Irlandês; A caracterização de Joe Pesci como Russel Buffalino se destaca pela sua capacidade de vender a imagem de um chefão da máfia sem comprometer a sua personalidade leve e amigável. Ele incorpora um personagem de várias faces com uma naturalidade sem igual e convence o telespectador em todas elas.

Dipping bread in wine, known as Intinction, speaks to the shared Catholic traditions of Russell Bufalino (Joe Pesci) and Frank Sheeran (Robert De Niro). © 2019 Netlfix US, LLC. All rights reserved.

O filme também sucede em adaptar uma história real longa e complicada de uma forma razoavelmente simples de se entender e apreciar. Os efeitos visuais usados no processo de rejuvenescimento dos atores foi bem feito e os figurinos convenceram com a sua beleza e lealdade ao período retratado.

+Numa disputa para ver quem é mais talentoso, detetive e culpado travam um jogo de gato e rato.

No entanto, eu não assistiria ao filme novamente. Trata-se de uma bela história contada de forma magistral e repleta de entretenimento, mas prefiro os filmes mais empolgantes do cineasta: O Lobo de Wall Street (2013), Os Infiltrados (2006) e Gangues de Nova Iorque (2002).

Jimmy Hoffa (Al Pacino) and Frank Sheeran (Robert De Niro) debate Hoffa’s next move. © 2019 Netlfix US, LLC. All rights reserved.

De qualquer forma, o filme chega como um dos favoritos aos principais prêmios da academia ao lado de Era Uma Vez… Em Hollywood (2019) e 1917 (2019). Dessa forma, vamos acompanhar juntos a cobertura da premiação e os grandes vencedores da noite de 09/02/2020. Portanto, acessem as demais resenhas dos indicados no site para ficarem por dentro do assunto e nos vemos no Óscar 2020.