Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
"O Irlandês" - TriBeCa Productions; Sikelia Productions; Winkler Films/NETFLIX

Crítica | O Irlandês – Os Criminosos Companheiros

Trata-se de uma bela história contada de forma magistral e repleta de entretenimento, mas prefiro os filmes mais empolgantes do cineasta
5/5
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

assista aqui (Sujeito a assinatura do serviço)

O Irlandês (2019) é o mais novo filme dirigido pelo lendário Martin Scorcese (O Lobo de Wall Street) em uma parceria com a NETFLIX. Ele é baseado no livro de não-ficção I Heard You Paint Houses: Frank “The Irishman” Sheeran and Closing the Case on Jimmy Hoffa (2004), do investigador e escritor Charles Brandt. Ele foi indicado a 10 prêmios do Óscar 2020: Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Ator Coajuvante (Al Pacino); Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci); Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Design de Produção; Melhor Cinematografia; Melhor Figurino; Melhor Edição de Filme; e Melhores Efeitos Visuais.

Frank “O Irlandês” Sheeran (Robert De Niro) “O Irlandês” – TriBeCa Productions; Sikelia Productions; Winkler Films/NETFLIX

Na década de 1950, o caminhoneiro Frank Sheeran (Robert De Niro) decide começar a relizar serviços para Russel Buffalino (Joe Pesci), o chefe da máfia no nordeste da Pennsylvania. Dessa forma, ele começa a “pintar casas”, o que é um código para matar inimigos na máfia, e ganha o apelido de “O Irlandês”. Ao longo dos anos, Frank Sheeran desenvolve profundas amizades tanto com Russel Buffalino quanto com o líder sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino), que tem ligações com os mafiosos da família. No entanto, o submundo do crime é um lugar perigoso para se fazer amigos e a lealdade é sempre colocada à prova.

+Terror psicológico que excede em todos os níveis possíveis e que merece atenção pela sua qualidade.

A trama do filme foca na amizade entre os três personagens principais e como ela se transforma ao longo do tempo. Por um lado, Russel Buffalino e Jimmy Hoffa são duas figuras de liderança cujos objetivos pessoais volta e meia se complementam ou se contrapõe. Por outro lado, Frank Sheeran é um soldado leal aos dois homens e o responsável por manter a estabilidade das relações. Conforme as circunstâncias que ligam os três mudam, eles são forçados a tomar decisões difíceis que tem consequências terríveis.

Jimmy Hoffa (Al Pacino) “O Irlandês” – TriBeCa Productions; Sikelia Productions; Winkler Films/NETFLIX

A direção de Martin Scorcese é incrível. Ele consegue fazer com que o desenrolar de um filme de 3 horas e 30 minutos seja suave e recheado de entretenimento para o espectador.

+acompanhe aqui todas as críticas dos filmes indicados ao Oscar

As performances de Robert De Niro (Touro Indomável), Al Pacino (O Poderoso Chefão) e Joe Pesci (Os Bons Companheiros) foram impecáveis. Robert De Niro esbanja talento em sua atuação como Frank Sheeran. As sutileza com a qual o conflito interno do personagem é entregue pelo ator é muito boa e não deixa de arrancar a simpatia do público; Al Pacino constantemente rouba a cena no filme com uma atuação intensa e carismática na pele do líder sindicalista Jimmy Hoffa. Ele foi a verdadeira cereja do bolo delicioso que é O Irlandês; A caracterização de Joe Pesci como Russel Buffalino se destaca pela sua capacidade de vender a imagem de um chefão da máfia sem comprometer a sua personalidade leve e amigável. Ele incorpora um personagem de várias faces com uma naturalidade sem igual e convence o telespectador em todas elas.

Dipping bread in wine, known as Intinction, speaks to the shared Catholic traditions of Russell Bufalino (Joe Pesci) and Frank Sheeran (Robert De Niro). © 2019 Netlfix US, LLC. All rights reserved.

O filme também sucede em adaptar uma história real longa e complicada de uma forma razoavelmente simples de se entender e apreciar. Os efeitos visuais usados no processo de rejuvenescimento dos atores foi bem feito e os figurinos convenceram com a sua beleza e lealdade ao período retratado.

+Numa disputa para ver quem é mais talentoso, detetive e culpado travam um jogo de gato e rato.

No entanto, eu não assistiria ao filme novamente. Trata-se de uma bela história contada de forma magistral e repleta de entretenimento, mas prefiro os filmes mais empolgantes do cineasta: O Lobo de Wall Street (2013), Os Infiltrados (2006) e Gangues de Nova Iorque (2002).

Jimmy Hoffa (Al Pacino) and Frank Sheeran (Robert De Niro) debate Hoffa’s next move. © 2019 Netlfix US, LLC. All rights reserved.

De qualquer forma, o filme chega como um dos favoritos aos principais prêmios da academia ao lado de Era Uma Vez… Em Hollywood (2019) e 1917 (2019). Dessa forma, vamos acompanhar juntos a cobertura da premiação e os grandes vencedores da noite de 09/02/2020. Portanto, acessem as demais resenhas dos indicados no site para ficarem por dentro do assunto e nos vemos no Óscar 2020.