Vitrine Filmes

Alvorada | o tempo final de Dilma Presidente

5/5

Avaliação: 3.5 de 5.

Fazer um documentário sobre política no Brasil de hoje é sempre um assunto complicado e ainda mais falando sobre a fase final antes do afastamento definitivo da Presidente Dilma Rousseff é colocar lenha na fogueira da polarização política que o país vive hoje mas as diretoras Anna Muylaert e Lô Politi fazem um ótimo trabalho com Alvorada, o lançamento da semana da Vitrine Filmes.

compre seu ingresso (respeite as regras sanitárias das salas de exibição)

O documentário que teve sua estreia no Festival “É Tudo Verdade” desse ano mostra praticamente todos os fatos que sucederam após o afastamento inicial da Presidente pela Câmara dos Deputados até o derradeiro dia do Impeachment pelo Senado Federal mostrando a luta da então Presidente para se defender da jogada de seus adversários.

DIlma Rousseff – Alvorada – Vitrine Filmes

Durante todo o tempo do documentário, é bem interessante ver a Presidente Dilma fora dos holofotes políticos mas sempre com a sua personalidade forte e pronta para defender o que ela acha correto, uma marca já conhecida dela. E além disso conseguimos ver outras nuances dela como seu conhecimento em História, Literatura e Política, principalmente quando ela interage com seus assessores e amigos mais próximos.

Um outro ponto marcante ao assistir é atentar para como os ângulos e a trilha vai mudando com o passar do tempo, pontuando a esperança e a luta contra o processo de impedimento até chegar a resignação que não teria volta no final. Lembrando que o documentário foi filmado em tempo real durante os meses de Julho e Setembro de 2016.

leia mais: um outro lado do processo de impeachment de Dilma em outro documentário, leia a crítica de Democracia em Vertigem.

Para você que curte documentários e principalmente a história do Brasil mais recente, vai identificar bem todos que aparecem especialmente a ala esquerdista do Governo com seus principais políticos incluindo Lula, Aluísio Mercadante, Jandira Feghalli, artistas como Chico Buarque e várias lideranças populares que aparecem para dar apoio a Presidente.

E não podendo passar em branco, preciso destacar o final que mesmo na sua tristeza e indignação por ter sido retirada sem culpa da Presidência, Dilma mostra sobriedade e junto com sua equipe e apoiadores produz cenas fortes, de impacto que todos deveriam assistir para nunca deixar ser vigilante com a democracia porque como o documentário mostra ela está sempre em risco.

Recomendo todos que assistam. Nas salas de cinema, ou nas plataformas de VOD.